Checklist Completo Para Organizar A Mudança Residencial

· 3 min read
Checklist Completo Para Organizar A Mudança Residencial

Substitua o endereço atual pelo novo, revisando o preenchimento dos dados para não se esquecer de nada. Assim, documentos importantes e demais correspondências serão destinadas ao local certo. Não tem nada mais chato que perder coisas por descuido, principalmente em um momento que já costuma gerar um pouco de estresse. Por isso, reserve alguns minutos para se dedicar apenas ao empacotamento dos artigos delicados. Esse esforço valerá a pena para prevenir estragos durante o transporte e o ato de descarregar. A melhor saída é providenciar  etiquetas adesivas que permitam o registro dos nomes em qualquer invólucro.

  • Não caia na armadilha de ficar meses com aquelas caixas de papelão espalhadas pela casa, e você só prometendo a si mesmo que assim que tiver tempo irá desempacotar tudo.
  • Para facilitar, coloque as caixas nos cômodos correspondentes a o que tem dentro delas.
  • A empresa que está apta a atuar precisa ter sua documentação fiscal e seguro de carga próprio.


Peça para os seus amigos e parentes ajudarem a organizar a mudança. Posto que, permite que você reforce laços de amizade, companheirismo e faça tudo com mais rapidez. Logo, organizar a mudança é a oportunidade perfeita para separar alguns itens para descarte, doação e venda. Portanto, faça uma pequena mala com objetos pessoais, roupas e documentos pessoais para cada morador do imóvel. Pois, ela permite que você otimize a sua rotina nos dias seguintes a mudança.

Cuidados Com Os Itens Valiosos




Procurar esse serviço com antecedência aumenta a disponibilidade das datas e ainda permite que você faça mais de um orçamento para a mudança. Assim, você poderá escolher a alternativa mais conveniente ou que ofereça as melhores condições. Para isso, avalie qual é o melhor dia para trocar de residência, considerando seus compromissos profissionais e as características do novo endereço.  descubra como fazer  interessante escolher um dia menos movimentado para evitar transtornos no trânsito, por exemplo. É fundamental garantir a reserva financeira para contratar uma empresa idônea e reconhecida por prestar serviços de qualidade. Mas mesmo com o suporte de uma equipe de confiança, é interessante que você carregue pertences de valor — tanto financeiro quanto sentimental — separadamente.

  • Alguns aparelhos podem ficar muito quentes quando estão em uso.
  • Identifique cada caixa logo após de vedá-la com a fita adesiva.
  • Não esqueça de identificar de forma fácil e visível, as caixas que possuírem itens frágeis e que precisam de cuidado extra durante o transporte.
  • Enrole cada painel em plástico bolha e prenda-o com fita adesiva.
  • Pense em todas as coisas que você vai levar para saber a quantidade de caixas e os tamanhos.
  • Quando o contrato com a empresa de mudança não avança como o esperado, o transtorno pode ir muito além do trabalho de organizar móveis, louças e artigos pessoais no novo endereço.


A empresa que está apta a atuar precisa ter sua documentação fiscal e seguro de carga próprio. Além disso, vale conferir junto à seguradora se a apólice está realmente vigente. Comece a embalagem pelos itens sazonais — como luzes de Natal, casacos de inverno e ferramentas de jardinagem — uma vez que, muito provavelmente, você não vai usá-los logo após a mudança. Aproveite o  momento para jogar fora ou doar quaisquer itens não utilizados. Disponha os itens mais pesados na parte de baixo das caixas, enquanto os mais leves devem ser colocados na parte superior.

Solicite O Desligamento De Serviços


Algumas pessoas preferem levar no próprio carro itens mais delicados e que podem quebrar com facilidade durante uma mudança. Se você não  puder fazer isso com todos os seus itens preferidos, não se esqueça de usar muito plástico bolha, jornal e até rolos de fita para embrulhar as caixas e não correr o risco delas abrirem. Com a cabeça aberta podemos transformar esse momento muitas vezes incômodo em um momento único e de reflexão sobre o que é útil ou não dentro da nova casa.